Gouveia e Melo Presidência da República
O Almirante Henrique Gouveia e Melo irá apresentar oficialmente a sua candidatura à Presidência da República no próximo dia 29 de maio, às 19h00, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. O anúncio foi feito pela associação cívica “Honrar Portugal”, que apoia a sua candidatura .
A associação “Honrar Portugal” foi lançada em março de 2025 com o objetivo de promover a candidatura de Gouveia e Melo, contando com o apoio de várias personalidades da sociedade civil e de diferentes quadrantes políticos, incluindo figuras do PSD e do CDS .
Gouveia e Melo, conhecido pela sua liderança na Task Force de vacinação contra a COVID-19 em 2021, tem defendido a importância de um Presidente da República independente dos partidos políticos, capaz de unir os portugueses em torno de valores fundamentais como a liberdade, a solidariedade e a responsabilidade.
A candidatura surge num contexto de fragmentação do sistema político nacional, com a associação “Honrar Portugal” a afirmar que “Portugal precisa de um novo rumo assente numa visão abrangente e em lideranças credíveis”.
As eleições presidenciais estão previstas para 25 de janeiro de 2026, com um eventual segundo turno a 15 de fevereiro . Gouveia e Melo junta-se assim à corrida para suceder ao atual Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpre o seu segundo mandato e está constitucionalmente impedido de concorrer a um terceiro.
A apresentação da candidatura de Gouveia e Melo coincide com a reunião do Conselho Nacional do PSD, marcada para o mesmo dia, onde será votado o apoio do partido à candidatura presidencial de Luís Marques Mendes.
Com uma carreira militar distinta e uma imagem pública consolidada, Henrique Gouveia e Melo entra na corrida presidencial com o objetivo declarado de contribuir para um Portugal mais justo, próspero e solidário.