A inefável personalidade da vida política portuguesa, Augusto Santos Silva, anunciou recentemente que não será candidato à Presidência da República. Lá se vai o...
InícioREGIONALLOURESRequalificação da Escola Básica do Zambujal já está em marcha
Requalificação da Escola Básica do Zambujal já está em marcha
“Este é mais um passo para concretizar um objetivo traçado no início de mandato, que é garantir a dignidade da escola pública — uma dignidade que as crianças e o pessoal não docente têm a obrigação de ter.” - Ricardo Leão
Foi oficialmente lançada, ontem, a tão aguardada obra de requalificação da Escola Básica do Zambujal, no concelho de Loures. A intervenção, que representa um investimento total de 2,5 milhões de euros, promete transformar por completo este estabelecimento de ensino, dotando-o de melhores condições para alunos, docentes e toda a comunidade escolar.
Com um prazo de execução de 180 dias, os trabalhos incluem uma profunda remodelação das infraestruturas internas, como a cozinha e as instalações sanitárias, bem como a criação de uma nova sala de adultos no primeiro andar do bloco de aulas. Também os espaços exteriores vão ser melhorados, com a colocação de uma cobertura no jardim de infância e a ampliação da área desportiva, que passará a contar com novo equipamento e acesso autónomo ao campo de jogos.
A reorganização do bloco do ginásio e dos blocos de aulas está igualmente prevista, com especial atenção à adaptação das casas de banho. Quando concluída, a escola contará com duas salas dedicadas à Educação Pré-Escolar e quatro salas para o 1.º ciclo do Ensino Básico.
O financiamento da obra é assegurado, em parte, pelo fundo Lisboa 2030, que contribui com 500 mil euros. Os restantes dois milhões de euros são garantidos pela Câmara Municipal de Loures.
Durante a cerimónia de lançamento da empreitada, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, destacou o simbolismo e a importância da intervenção:
“Este é mais um passo para concretizar um objetivo traçado no início de mandato, que é garantir a dignidade da escola pública — uma dignidade que as crianças e o pessoal não docente têm a obrigação de ter.”
Requalificação da Esc Básica do Zambujal
O autarca reforçou ainda que há um longo caminho a percorrer para que essa dignidade seja uma realidade em todo o concelho:
“Infelizmente, essa dignidade ainda não está assegurada em todo o parque escolar do nosso concelho. Isso é um desafio enorme que nós devemos continuar a enfrentar.”
Requalificação da Esc Básica do Zambujal
Também Mafalda Pires, coordenadora da Escola Básica do Zambujal, não escondeu a emoção perante o início das obras:
“As obras que hoje celebramos representam mais do que a simples renovação do edifício, representam o cumprimento de uma promessa há muito esperada por toda a comunidade escolar. Eram obras necessárias que agora finalmente se tornam realidade.”
Por sua vez, Fernando Martins, presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de São Julião do Tojal, entidade parceira do projeto, destacou o impacto da intervenção na qualidade de vida das crianças e da população:
“É um privilégio estar aqui hoje a presenciar finalmente a requalificação da Escola do Zambujal. Vamos ficar de facto com uma escola maravilhosa. As crianças merecem e a população merece.”
A requalificação da Escola Básica do Zambujal é um investimento no presente com os olhos postos no futuro. Uma aposta clara na valorização da escola pública e na criação de melhores condições para ensinar e aprender.