SEMANÁRIO

More
    InícioRegionalAlmadaFestival de Música dos Capuchos 2024

    Festival de Música dos Capuchos 2024

    FESTIVAL DOS CAPUCHOS 2024 CELEBRA A LIBERDADE E OS VALORES DO 25 DE ABRIL COM ORQUESTRAS DE PARIS E BERLIM

    Publicado

    Pub

    spot_img

    Este ano, o Festival de Música dos Capuchos (FMC) apresenta uma programação muito especial, que celebra os valores do 25 de abril, inspirando-se nas ideias de liberdade ao longo da História da Música.

    De 29 de maio a 21 de junho, o Convento dos Capuchos volta a ser o centro do mundo da música, sendo palco para uma série de concertos imperdíveis, com orquestras e músicos de renome mundial. Para esses dias, está ainda programado um ciclo de conversas literárias dedicadas a Kafka, Sebastião da Gama e Camões, bem como atividades de formação e sensibilização, como masterclasses de instrumentos de cordas, palestras pré-concerto, uma caminhada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde está inserido o Convento dos Capuchos, e uma visita ao seu património cultural.

    Esta é a quarta edição do Festival assinada pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro desde que assumiu a direção artística do FMC em 2021. O Festival vai ficar marcado desde logo pelos concertos de estreia em Portugal de três agrupamentos da vanguarda musical europeia: a Orquestra Sinfónica de Paris “Consuelo”, que abrirá o FMC com obras de Beethoven no dia 29 de maio, no Teatro Municipal Joaquim Benite; o Paganini Ensemble de Viena e a Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen”.

    Entre os grandes solistas internacionais que vão estar nos Capuchos, destaca-se a lendária pianista Elisabeth Leonskaja, que oferece um recital no Convento dos Capuchos no dia 1 de junho, a violinista alemã Carolin Widmann, o violoncelista suíço Christian Poltéra e o jovem pianista ucraniano Roman Fediurko, vencedor do prestigiado Concurso Internacional Horowitz no ano passado e que vai interpretar obras de Chopin neste que será o seu concerto de estreia no nosso país.

    A presença nacional vai estar a cargo de agrupamentos de referência, entre os quais o Schostakovich Ensemble e o ensemble renascentista Arte Minima, e de músicos como o pianista Júlio Resende com o seu Fado Jazz Ensemble – que vai apresentar o último álbum Filhos da Revolução no dia 14 de junho, no Auditório Fernando Lopes-Graça –, o maestro Martim Sousa Tavares e a violetista Sofia Silva Sousa, entre muitos outros.

    Na composição, o destaque vai para obras de Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Chopin, Paganini e Schostakovich; também para obras de compositores renascentistas, como o português Pedro de Cristo; e a ópera de Philip Glass “Na Colónia Penal”, a partir do conto homónimo de Franz Kafka, no dia 2 de junho no Teatro Joaquim Benite, traçando um paralelo com a Colónia Penal do Tarrafal.

    É ainda de realçar a estreia mundial de uma nova obra, dedicada a Natália Correia e ao 25 de abril, da autoria da premiada compositora portuguesa, residente em Nova Iorque, Andreia Pinto Correia e o concerto de homenagem póstuma a António Mega Ferreira, um dos maiores vultos da cultura e do pensamento portugueses do pós-25 de Abril, que conta com uma antologia de textos selecionados especialmente para esta ocasião, por um grupo de personalidades que acompanharam a sua vida e obra, como Marcelo Rebelo de Sousa, Simonetta Luz Afonso, Guilherme d’Oliveira Martins, João Paulo Velez, Margarida Pinto Correia, José Manuel dos Santos, Patrícia Reis, José Carlos de Vasconcelos e Inês de Medeiros, entre outros.

    O ciclo das já emblemáticas Conversas dos Capuchos, com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, será dedicado a três efemérides literárias de 2024 – o centenário da morte de Franz Kafka, o centenário do nascimento de Sebastião da Gama e os 500 anos de Luís Vaz de Camões –, com a presença de convidados como Alberto Manguel, José Carlos Seabra Pereira, Maria Bochichio, Nuno Amado, José Gardeazabal e Viriato Soromenho-Marques.

    Dando continuidade a uma iniciativa que marcou a edição de 2023 do FMC, está planeado um conjunto de atividades de formação e sensibilização: palestras pré-concerto denominadas Prelúdios dos Capuchos, com moderação de João Almeida, diretor da Antena 2; visita ao património cultural do Convento dos Capuchos, construído no século XVI; Caminhada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde está inserido o Convento; e as Masterclasses dos Capuchos, que consistem em aulas abertas destinadas a jovens músicos, orientadas por professores dos Conservatórios de Leipzig, Lucerna e Helsínquia.

    Trata-se de uma programação ímpar, que reafirma o Festival de Música dos Capuchos como evento cultural de referência à escala nacional e internacional. Continuando o propósito do FMC, de promover o acesso democrático à Cultura, os bilhetes têm valores de 10 e 17 euros, com diversos descontos e assinaturas, e encontram-se à venda no Convento dos Capuchos e no Auditório Fernando Lopes-Graça, bem como nos locais habituais. As demais atividades do FMC são de entrada gratuita.

    O programa detalhado do Festival pode ser consultado aqui.

    Últimos Artigos

    25 DE ABRIL 1974

    “O carteiro, na sua entrega de correio matinal, colocou um envelope na minha caixa...

    Os primeiros sintomas não auguram nada de bom

    O atual Governo da Aliança Democrática (AD) tomou posse no passado dia 2 de...

    NoticiasLx | Semanário | Edição de 27 de Abril de 2024

    Consultar Aqui a Edição em formato PDFIndemnizações às Ex-Colónias pelo Estado Nunca! 2Faz-te...

    EDP debita Indevidamente IPSS ANSA

    Camarate, 23 de abril de 2024 — A Associação Nossa Senhora dos Anjos (ANSA),...

    Relacionados