Peça única. Cliente reside na Alemanha e é, seguramente o colecionista Martin Kapp que sonha em materializar um desejo único: a junção de exemplares menos comuns das Scuderie Ferrari e Zagato, Alfa Romeo Corse e Autodelta. Zagato e Alfa Romeo mantém a plano de não construir mais nenhum exemplar. Poderemos sentar-nos a imaginar quanto poderá ter custado este coupé e quanto revalorizará nos próximos anos. Também se desconhece se o comprador assinou algum contrato com clausula que obriga a manter o SWB durante um determinado número de anos. Mais do que a garantia da exclusividade absoluta, o proprietário tem um automóvel ‘one-off’ carroçado num centro de design – Carrozzeria Zagato – dos mais notáveis pela criatividade, capacidade de juntar modernismo e experimentalismo com classicismo, diria mesmo encerrar a nostalgia quanto baste para fazer despertar os sentidos.
O atelier Zagato – cuja política não é criar automóveis de um só exemplar – notabiliza-se para além do número de projectos automóveis que idealizou: também na mobilidade urbana como a ferrovia e pequenos utilitários electrificados, e ainda no mundo das máquinas agrícolas, onde exibe exclusividade e praticabilidade. Em 2019 comemorou o centenário e voltou a fazê-lo em 2023 para assinalar 100 anos de colaboração com a sua vizinha italiana Alfa Romeo. Rebuscou a ideia genial conhecida como “Codatronca”, versão do seu modelo Alfa Romeo ‘SZ’, do início da década de 60 e da autoria de Ercole Spada, então um jovem de 22 anos contratado por Elio Zagato, um dos filhos do fundador Ugo Zagato.
O carroçador pegou nestas ideias de sempre e conjugou-as com as recentes versões dos modelos Giulia: GTA e GTAm. Criou o Giulia SWB (Short Wheel Base, ou seja, distância entre eixos mais curta) Zagato: utilizou a plataforma do Giulia, mais curta em 12 centímetros; concebeu uma frente longa, relativamente mergulhante com uma entrada de ar na ponta do capot – muito inspirada nos antigos superdesportivos estadunidenses – e um habitáculo chegado atrás; à traseira cortada na vertical. Trata-se de um Alfa Romeo coupé, de dois lugares modernista, com o corpo fabricado em carbono quase na totalidade, mas nostálgico a remeter-nos para os maiores coupés com motor colocado à frente, atrás do eixo que se construíram nas décadas de 60, 70 e 80… Quem não se recorda do Jaguar E-Type, também conhecido por XK-E coupé, embora não tenha a traseira cortada.
Inequivocamente recorda-nos o modelo Zagato ‘SZ’ de 1989, com uma frente mais larga e vanguardista, mas igualmente com ópticas de três faróis em cada lado, naturalmente em LED, enquanto na traseira encontramos uma linha que acompanha o formato onda, também em LED. Depois, vem o melhor que se pode desejar integrado na frente: o motor V6 de 2,9 litros (2.891 cm3), bi-turbo, com 540 cavalos, o mesmo que equipa o Giulia GTA e GTAm, também de produção limitada e que tem mais 30 cavalos de potência que o seu ‘irmão mais velho’ Quadrifoglio.
Tanto a Carrozzeria Zagato como o construtor Alfa Romeo nunca tornaram publico as prestações deste coupé. Contudo não será difícil de adivinhar: serão certamente semelhantes aos dos primos GTA e GTAm e melhores que as conseguidas pelo Quadrifoglio: significa velocidade máxima acima dos 320 ou 330 Km/h e para atingir os 100 Km/h deverão ser precisos entre os 2,8 e 3,3 segundos…. Embora esta peça única esteja equipada com uma caixa de velocidades manual de 6 marchas, em vez da caixa de velocidades sequencial automática electromecânica que equipa as versões Quadrifoglio, GTA e GTAm.
Se é verdade que foram e são muito poucos os que terão a oportunidade de se sentarem ao volante do SWB, não será menos verdade que é fácil imaginar as potencialidades deste coupé para quem teve o privilégio de conduzir um Giulia Quadrifoglio de 510 cavalos.
Mas vejamos algumas curiosidades: O difusor traseiro é ornamentado com duas saídas de escape centrais em titânio e o desenho possibilita empurrar o SWB contra o solo com cerca de 60 quilos de carga aerodinâmica. Na frente deparamo-nos com grelha de grandes dimensões para permitir tal como nas versões GTA e GTAm maior fluxo de ar para refrigeração do motor, aproximadamente 10% relativamente à versão Quadrifoglio. Também encontramos um splitter por debaixo do para-choques que avança entre os 3 e 4 centímetros e baixa para melhorar também a carga aerodinâmica, ou seja, ‘colar’ o SWB ao solo.
A lista de singularidades estende-se aos discos dos travões ventilados carbo-cerâmicos que valem mais de 9.500 euros, e pneumáticos Michelin Pilot Cup 2, com duas composições de borracha distintas, para podermos ajustar a condução à pista ou aos asfaltos públicos, colocados numas jantes de 20″.
Os 100 anos neste Mundo da automação permitiram ao carroçador e estilista colaborar com diferentes marcas, criando veículos desportivos para a Alfa Romeo, Ferrari, Maserati, Lancia, Fiat, Lamborghini, Aston Martin, BMW, Bristol e Volvo. Para a vizinha Alfa Romeo, Zagato idealizou o modelo 6C, de 1929, o 8C, de 1932, o 1900 C SS de 1955.
Em 1989, Carrozzeria Zagato apresentou o “SZ” e dois anos depois o ‘RZ’, a versão descapotável do ‘SZ’.
O novo Alfa Romeo Giulia SWB Zagato tem como base uma versão mais curta da plataforma do Giulia, a que foram retirados 12 cm na distância entre eixos. Sobre ela foi desenhado um coupé com a frente longa, pois é aí que está alojado o motor V6 de 2,9 litros, biturbo, que debita 540 cavalos, com uma grelha que parece uma versão mais aberta e moderna da que equipou o Alfa Romeo SZ de 1989, com as ópticas de três faróis de cada lado e um tejadilho de bolha dupla. O coupé é um misto de elegante e agressivo, com um habitáculo chegado atrás e uma traseira que, também ela, adopta uma solução estética típica da Zagato.
– Texto por José Maria Pignatelli (Texto não está escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico) ▪ fotografias de Carrozzeria Zagato